quarta-feira, 10 de julho de 2013

Geografia 9 Ano

GEOGRAFIA 9º ANO


ESCOLA MUNICIPAL ANDRE URANI
PROJETO GENTE: Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
PROVA DE GEOGRAFIA 9ͦ ANO 2ͦ BIMESTRE DATA:_____/______/______
ALUNO (A):_____________________________ MENTOR (A): ________________

1) A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais objetivos da formação desses blocos?
Resposta: 
2) Existem vários blocos econômicos, alguns deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa tentativa de maximizar as relações comercias globais, são integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos de blocos econômicos, exceto:
a) União Europeia
b) Mercosul
c) Nafta
d) BRIC
e) Apec
Resposta: 

3) Nos anos 90, os projetos de integração regional e formação de blocos econômicos passam a ser uma realidade. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam, a partir de 12 de Janeiro de 1995, uma zona de livre comércio - o Mercosul. Posteriormente outros países a ele se assomaram, seja na condição de novo membro, seja na condição de observador. Sobre este bloco regional, podemos afirmar:

I - o Mercosul procura estabelecer políticas comuns que permitam a livre circulação, entre países membros, de bens, capitais, serviços e trabalhadores.
II - a abertura econômica surgida com o Mercosul determinou uma reestruturação industrial e a adoção de novas estratégias de produção em razão da formação de um novo mercado de mais de 200 milhões de consumidores.
III - a desvalorização do real em relação ao dólar promoveu uma mudança nos fluxos comerciais entre Brasil e Argentina.

Está(ão) correta(s):

a) apenas a afirmativa I.
b) apenas a afirmativa III.
c) as afirmativas I e II.
d) as afirmativas II e III.
e) as afirmativas I, II e III.

Resposta: 

4) Mercosul, NAFTA, União Européia são os exemplos mais conhecidos de blocos econômicos ou organizações internacionais definidas por um processo de integração econômica. Para que o processo se concretize, a teoria do comércio internacional define quatro situações clássicas de integração econômica. São elas:

a) União Aduaneira, Mercado Comum, pólos de atração de investimentos do mundo e Zona de Preferências Tarifárias.
b) Zona de Livre Comércio, potencial agrícola, investimentos na área de infra-estrutura física e União Aduaneira.
c) União Econômica e Monetária, Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, investimentos na área de infra-estrutura física.
d) Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária.
e) Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira e pólos de atração de investimentos do mundo.


Resposta: 


5) Um dos fatos que mais chamam a atenção no mundo contemporâneo é a formação dos chamados blocos econômicos. O Brasil vem aprofundando os entendimentos com os seus parceiros do MERCOSUL para melhor operacionalizar essa união. São parceiros atuais do Brasil no MERCOSUL:

a) Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela
b) Argentina, Bolívia, Paraguai e Equador
c) Uruguai, Argentina e Peru e Colômbia
d) Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru
e) Chile, Paraguai, Argentina e Venezuela

Resposta: 

6) Em relação aos Mercados Comuns:

I. Fortaleceram-se com a nova ordem mundial que estimula a formação de blocos internacionais de poder.
II. Há uma progressiva consolidação entre grupos de países com interesses comuns, acontecendo a fusão de mercados nacionais, que usufruem entre si da livre circulação de mercadorias e serviços.
III. Ocorre uma redução ou eliminação de tarifas alfandegárias, favorecendo as relações comerciais e financeiras.

a) se todas as afirmativas estiverem corretas
b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas
c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas
d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas
e) se nenhuma afirmativa estiver correta

Resposta: 

7) A reconstrução da Europa, após a Segunda Guerra Mundial, previa a organização de um sistema conjunto de defesa e de novos laços de cooperação econômica. O Tratado de Roma, de 1957, criou uma Comunidade Econômica e possibilitou a abertura das fronteiras entre os países membros. Em dezembro de 1991, na cidade de Maastricht, deu-se o passo definitivo em direção à unificação.
Entre os pontos principais acordados rumo à integração econômica e política encontrava-se:

a) a criação da figura do cidadão europeu que pode morar e trabalhar, assim como votar e ser votado em determinadas instâncias, em qualquer país da União.
b) a criação de uma moeda única, o euro, juntamente com a manutenção em cada país de uma moeda nacional, para preservar este símbolo cultural próprio.
c) a manutenção dos padrões de vida existentes nos países membros, por meio de recursos que serão mobilizados para esta finalidade.
d) a atuação conjunta nas áreas de segurança, transportes e meio ambiente, mas deixando a cada país as políticas de pesquisa e desenvolvimento, saúde e educação.
e) a garantia de livre produção e preços dos produtos agrícolas em cada país, a abertura dos mercados e a suspensão das medidas protecionistas.

Resposta: 

8) Em 1993, os quinze países da União Européia reuniram-se em Maastricht para deliberar sobre a criação da moeda européia única - O EURO - que foi

a) prontamente adotado por todos os integrantes do Bloco, que consideram a moeda a solução dos problemas econômicos.
b) adotado por vários países do Bloco, mas encontrou sérias reservas por parte de países como o Reino Unido e a Dinamarca.
c) rechaçado por quase todos os países do Bloco que exigem liberdade monetária, como é o caso da França e da Alemanha.
d) considerado um estopim para divergências internas, pois os países menos ricos, como Portugal, Irlanda e Espanha, se sentiram prejudicados.
e) rejeitado após sua implantação, pois representou uma queda acentuada na participação do Bloco no comércio mundial.

Resposta: 

9) A crise econômica da Grécia causou preocupação em toda a União Europeia, fazendo com que países como a França aprovasse uma ajuda bilionário.


Um dos problemas que a União Europeia vive atualmente é:
a) o terrorismo descontrolado nas principais cidades
b) a recessão econômica do bloco e a fragilização do euro
c) o excesso de mão-de-obra qualificada, aumentando a taxa de desemprego
d) a rejeição à entrada da Islândia, em grave crise econômica
e) a grande massa de imigrantes ilegais que entram nos países do bloco.
Resposta: 
10) Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos estabelecidos pelos países integrantes, podendo ser Zona de livre comércio, União aduaneira, Mercado comum, União econômica e monetária. Nesse sentido, marque (V) para as características verdadeiras das vertentes dos blocos econômicos e (F) para as falsas. 
( ) Na União aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia.
( ) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única.
( ) A Zona de livre comércio é o tipo de bloco mais restrito, estabelecendo somente a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
( ) O Mercado comum se caracteriza pela redução e/ou eliminação das barreiras alfandegárias, além de possibilitar a livre circulação de pessoas e capitais. Não é utilizada a moeda única entre os países integrantes.
( ) A União econômica e monetária se limita à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.
Resposta:

Um comentário: