9º ANO
- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).
- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.
(pág. 3 até pág.10)
- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.(pág 32 até a pág. 38)
- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).
-Transformar escalas termométricas, distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.
- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.
(pág. 3 até pág.10)
- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.
- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.
- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras, sua intensidade e as diversas formas de atenuar os efeitos da poluição sonora.
(pág. 11 até a pág. 18)
- Identificar as fontes de propagação da luz.
- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração e absorção – em situações práticas cotidianas.
- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.
- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.
- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
(pág 19 até a pág. 24)
- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade, em função de seus usos, e relacioná-las aos respectivos consumos de energia.
- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
(pág 25 até a pág. 31)
- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
(pág 25 até a pág. 31)
- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.(pág 32 até a pág. 38)
Nenhum comentário:
Postar um comentário